Creatina: O que é e quais os benefícios?

👩🏽‍⚕️ A creatina é um aminoácido produzido endogenamente. Está concentrada, principalmente, no músculo esquelético e cérebro.
Após ser liberada pelo fígado (onde é sintetizada), a creatina atinge o tecido muscular e ajuda a produzir ATP, ou adenosina trifosfato, a molécula responsável pelo armazenamento e fornecimento de energia para as atividades celulares.
A creatina é particularmente importante em tecidos com elevadas e intensas flutuações de energia, como o cérebro e os músculos.

💪🏽CREATINA E MÚSCULO

A principal função da creatina para quem treina é o aumento da produção de energia para as contrações musculares. Sua suplementação é associada ao aumento de força e de massa magra, sendo benéfica em exercícios de alta intensidade ou para treinamentos de resistência, por exemplo.


🧠CREATINA E CÉREBRO

No cérebro, a creatina está associada com a melhor função cognitiva por aumentar a concentração de fosfocreatina no órgão. Devido ao seu papel fundamental no equilíbrio de energia, a suplementação pode melhorar a performance cerebral e atuar como neuroprotetora, uma vez que diminui a demanda cerebral por oxigênio e reduz a fadiga mental.

❗As informações contidas no post não substituem a consulta.
Toda suplementação deve ser prescrita pelo médico ou nutricionista.