Falta de ânimo tem se tornado uma queixa comum no consultório. Ao descartar a presença de doenças, uma pessoa saudável ao reclamar que está desanimada e sem energia é necessário investigar e avaliar a presença de 1 ou mais destes 5 motivos.
- Sedentarismo – atividade física libera hormônios que dão prazer e que despertam. A massa muscular é rica em mitocôndria, que é produtora de ATP – a molécula de energia. Quanto mais músculo, mais energia. Então, alem da produção de hormônios de bem estar, a atividade física mantém e/ou aumenta a quantidade de células produtoras de energia.
- Estresse – o estresse crônico aumenta a produção de cortisol, um hormônio que diminui a nossa produção de energia e que dá aquela sensação de que o sofá/a cama é o lugar mais agradável da casa.
- Má alimentação – quando você não nutre corretamente o seu corpo, ele não produz energia necessária para que você se mantenha ativo. Pico de glicose e insulina causam fadiga.
- Sono ruim – aumenta o nível de cortisol, desregulando o que controla a sua energia e promove a inflamação.
- Desidratação / Ingestão de bebidas açucaradas – refrigerante e suco de caixinha são ricas em açúcar e promove picos de glicose e insulina e queda rápida desses níveis, o que causa fadiga. Ingerir pouca água também pode fazer você se sentir cansado.
A solução para melhorar o seu ânimo é ajustar os pontos que você identificou acima e que você faz. Hora de mudar. Sair do sedentarismo, melhorar as escolhas alimentares, praticar higiene do sono, ingerir mais água e menos bebidas açucaradas e modular o seu estresse.
Você está com a energia baixa?
Qual ou quais itens você acredita que está/estão te atrapalhando?